quinta-feira, agosto 27, 2009

Aos meus padrinhos e madrinhas

Republico abaixo texto da cerimonialista Emanuelle Missura, autora do livro Casar é muito fácil, e que recentemente escreveu em seu blog um texto sobre padrinhos de casamento. Gostei muito e, por isso, estou postando-o abaixo. Dedico a leitura a todos os meus padrinhos e madrinhas! Agora que a data tão esperada está chegando, eles devem ficar atentos!

Padrinhos de casamento

Qual é a função dos padrinhos e madrinhas de casamento na vida do casal? Os padrinhos devem apoiar o casal em todos os momentos da vida, principalmente nos difíceis. Por isso eles precisam ser escolhidos com muito carinho!

Eu escolhi muito bem os meus padrinhos! O número foi pequeno para os padrões atuais: quatro casais de cada lado. Do meu lado escolhi minha irmã querida, meus primos mais próximos e o meu melhor amigo. Do lado do meu marido, os três melhores amigos dele (2 casados) , a minha prima e a prima dele com o marido. Convidamos com informalidade, não fizemos convite especial, não fizemos jantar, foi tudo muito natural! Só pra vocês terem uma ideia, o Tony, meu melhor amigo, foi convidado na fila do cinema e ficou empolgadíssimo!!!(rs). Os primos foram convidados nos almoços de família...

Por que eu estou falando tanto sobre isso? Porque tenho percebido, em alguns casamentos, que os padrinhos não andam participando tanto como deveriam! Na minha opinião, não basta ser padrinho: tem que participar!!! Quando fui madrinha da minha melhor amiga, eu não só me propus a ficar com ela o dia todo, levá-la ao salão, ajudar com o vestido, como fiquei em contato com ela (por telefone) antes da cerimônia começar. Eu fui madrinha de verdade!!! Chorei que me acabei! Na hora das fotos eu estava super alegre, disposta e se tivesse que fazer 1000 fotos, eu faria! Porque AMO a minha melhor amiga!

Nos meus casamentos faço tudo funcionar de uma forma bem light tanto pros noivos quanto para pais e padrinhos. Se o local da festa tiver um espaço para que as fotos sejam feitas antes dos noivos entrarem no salão, perfeito! Assim a gente reúne toda a galerinha e sai tudo bem rápido.

Se a opção for fazer na mesa do bolo ou doces, as recepcionistas procuram todos pela festa e quando estão todos juntos conseguimos fazer as fotos. Essa segunda opção é mais complicadinha... Nem sempre os padrinhos estão com boa vontade para fazer as fotos. Já passei por uma situação de um padrinho se recusar a se levantar e dizer que não ia e ponto final. Um TREMENDO mal educado!

Dicas para os noivos:

- Pense muito ao convidar seus padrinhos. Selecione, selecione e selecione! Convide quem for amigo mesmo! Use o critério que achar melhor e não se intimide se um joselito se convidar. Ignore o convite e continue a sua seleção dos melhores amigos.

- Estabeleça um número. Na minha opinião 4 casais de cada lado fica ótimo e 6 de cada lado é o máximo que fica bacana. Pense que você terá que tirar foto com todos eles. Quanto maior for o número de casais, mais tempo levará para fazer todas as fotos e isso pode te estressar bastante.

- Uma solução pra quem convida muitos padrinhos é combinar com o fotógrafo e cerimonialista para fazer as fotos na igreja, logo após a cerimônia do casamento. Rapidíssimo!!!- Fica legal fazer a foto de dois em dois casais. Mais rapidinho ;)

Dicas para os padrinhos:

- Chegue cedo. Você não vai querer ser a culpada (o) pelo atraso do casamento da sua grande amiga, né?

- As fotos oficiais acontecem logo no início da festa. Fiquem por perto e atentos. Os homens não devem tirar o terno e lapelas.

- Madrinhas - Não fiquem fazendo comparações com o seu casamento. Dizer que as fotos estão demorando, que no seu casamento não foi assim, é super chato! Não critique o casamento da sua amiga. Se a prioridade dela for fazer 1000 fotos, respeite a decisão dela.

- Não fujam depois da primeira foto ;) Fiquem até o fotógrafo liberar. Se vocês colaborarem o tempo será mínimo.- Copos e taças não são bem vindos nas fotos oficiais dos noivos.

- Saiba esperar a sua hora. Não adianta todo mundo querer tirar foto ao mesmo tempo.- Bom humor é obrigatório :)

Acho que o mais importante é ter noção do papel que você representa. Pensem bem: de tantos amigos, você foi selecionado. É muita honra!!! Tem que sorrir e ficar muito feliz! Serei madrinha de 2 casamentos em setembro e estou animadíssima!

Um beijo,Manú

segunda-feira, agosto 24, 2009

Casamento Civil

Queridos,

na próxima sexta-feira, dia 28, às 14 horas, estarei me tornando a Sra. Terra.

Nem convidei ninguém pra ir lá porque o horário é dos piores. Meu futuro marido mesmo vai chegar lá, casar e voltar para o trabalho. Casar nesse horário, numa sexta à tarde, foi maldade do cartório mas, que remédio! Vamos lá!

Depois disso terei de pedir mudanças na identidade, cpf, entre outros inúmeros documentos. Mas vale a pena. O título de eleitor é que não mudo de jeito nenhum. Dizem que quando você muda o título perto de época de eleição eles te convocam para ser mesário. E eu estou can-sa-da de ser mesária! Em 2010 não, poxa! Quero passar o Domingo em casa, tranquila, votar e voltar, como todo mundo faz. Já faz 5 eleições que eu trabalho. Conto com a compreensão do TRE para quebrar o meu galho nessa.

Voltando ao casamento, dizem que dura 5 minutos ou até menos. Vamos ver.

Espero que o maridão não cisme de usar boné, camiseta ou short justo nesse dia. Esses acessórios não são permitidos.

Sei que é só o Civil, mas já estou ansiosa!