quinta-feira, junho 11, 2009

Corpus Christi

Muito bom um feriadão pra dar aquela descansada básica...

E detalhe: também não vou trabalhar na sexta! Quatro dias de bobs...

Aproveitar pra resolver umas coisas, estudar e me exercitar.

Tudo vai indo bem, na santa paz.

Sem muitas novidades. Casinha está totalmente reformada, obras terminaram! Semana que vem começo a comprar os móveis. Tudo de bom!

domingo, junho 07, 2009

Cerimônia civil, religiosa e aniversários

Bem, com o mês de junho se iniciando, minha saga casamentícia aumenta sua intensidade.

Faltando apenas 3 meses para o grande evento, começo a entrar nos detalhes finais que envolvem a marcação da cerimônia civil e o início dos proclamas para a cerimônia religiosa.

Basicamente a gente gasta uma grana indecente. Tanto no civil quanto no religioso. Além disso, ainda tem de fazer uma série de coisas que não esperamos. E surgem gastos imprevistos, naturalmente.

Semana passada fui ao cartório dar entrada no processo civil. Não quis esperar mais. Queria logo resolver isso. Resultado: vou me casar no civil beeeem antes do que no religioso. Isso porque o processo não tem em torno de 90 dias não. O processo dura exatos 90 dias. Ou seja: Se eu desejasse me casar no civil depois desses 90 dias, não poderia. Depois de 90 dias, o processo vence. E a gente tem de entrar com tudo de novo, pagar de novo, etc.

Então, conselho para as novatas: vá ao cartório faltando exatamente 90 dias pra data do religioso. Nem mais, nem menos. Que aí você tem mais liberdade de data pra escolher. No meu caso, a mulher do cartório acabou escolhendo a data e horário do meu casamento no civil! Me antecipei e me dei mal...

Mas, no final das contas, foi bom. Terei um tempo antes do religioso pra mudar minha identidade, CPF e título de eleitor. Isso porque vou acrescentar o último sobrenome do meu futuro marido. Aí, quando eu me casar no religioso, já vou poder assinar o livro da igreja com o nome novo, sem nenhuma dúvida ou problemas. Toda noiva faz isso, na verdade, já que somos obrigadas a apresentar, na igreja, o comprovante do civil. Mas eu vou poder tirar fotos da identidade com o nome novo! E isso será legal.

A gente assina um monte de papel, tem de levar testemunhas, paga no cartório onde marcamos e no cartório onde o noivo é registrado também! Tem que cumprir prazos, xerocar documentos e ouvir muito blá blá blá. Somos obrigados a casar com comunhão parcial de bens (se você quiser casar em outro regime, tem que pagar a mais em outro cartório!), ainda bem que era esse regime mesmo que eu e meu noivo queríamos. Não deixem de ligar pros cartórios antes de ir lá marcar. Sério. Se informem sobre TUDO antes de ir lá. Senão vão perder tempo.

Com relação à cerimônia religiosa, tem que pedir batistério dos dois (eles valem por 6 meses), fazer curso de noivos (e apresentar o certificado), tirar xerox de identidade e comprovante de endereço, além de pagar a taxa de transferência, claro. Você só não paga taxa de transferência se casar com seu vizinho e os dois se casarem na paróquia do bairro, à qual pertencem. Também recomendo se informar bastante antes de ir na Igreja. Senão você perde tempo.

Detalhe: marcar casamento na igreja normalmente tem de ser com mais de um ano de antecedência, viu? Senão, sem chance.

E nessa semana que passou também comemorei o aniversário do meu pai e da minha irmã Carol. Parabéns pros dois! Bom ter alguns momentos pra curtir e relaxar em meio a tanta coisa que ainda tenho pra fazer pela frente! Casar não é moleza não, viu? Dá um trabalhão... Mas é uma delícia!