sábado, fevereiro 27, 2010

Porque eu não faço unha e sofro com isso


Eu evito salões de beleza. Mesmo. Não gosto do ambiente. Não gosto de fofoca. Não gosto de chegar e ter alguém me perguntando sobre a minha vida inteira, querendo saber o que fiz ou deixei de fazer. Que esse alguém saiba onde trabalho, com quem sou casada, qual a minha rotina... Sou uma pessoa reservada. Calada. Chata mesmo. Não gosto de compartilhar a minha vida íntima com qualquer um.

Onde eu corto cabelo, a Du, que já conhece o meu jeito, não fica puxando conversa. Eu sento, ela lava o meu cabelo, me pergunta como quero o corte, corta, eu agradeço, pago e saio. O salão dela é bem silencioso, uma raridade. E se cabelereiras assim são raras, imagine então uma manicure!

Ainda por cima, tenho um agravante. Me mudei recentemente e não tenho ninguém com quem ter referências a respeito de profissionais da região. O ideal seria uma manicure que fosse até a minha casa me atender. Mas não conheço ninguém por aqui e nem confio assim fácil nessas mocinhas de "salão de bairro", que cobram preços diferenciados para "unha comum" e "unha decorada".

Então não faço unha, a não ser quando eu mesma acho tempo de fazer, com os poucos esmaltes que tenho em casa. Mas sofro com isso. Porque as garotas de onde trabalham passam o dia discutindo sobre as cores da moda, os estilos e as "tonalidades mais ousadas". E eu lavo pratos e trabalho em websites. E ainda estou sendo forçada a me preocupar, adicionalmente, com isso.

Porque querendo ou não a gente sofre certa discriminação nos ambientes onde convive se não estamos iguais a todo mundo. Por exemplo, a moda agora é verde, em suas diferentes tonalidades. Ou vermelho. Mas eu nem curto essas cores. Então estou "out". O "In" é você se preocupar em combinar as suas roupas com a cor do esmalte que você está usando. E sou mais "out" ainda porque não tenho empregada doméstica e passo, lavo e cozinho eu mesma.

Como a vida é dura com as mulheres. Especialmente as poucas que são como eu, sem essa preocupação tão grande com certos aspectos da aparência. Será que tem outras por aí que também são assim? Tanta coisa pra fazer, tantos problemas e soluções e agora me pergunto como resolver mais uma demanda, a da "unha que tem de aparentar ser a de uma super mulher". Porque haja ânimo para cuidar de absolutamente tudo.