sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Pro fim de semana: dica de filme e leituras

Ontem assisti a um dos filmes mais sensacionais que já havia visto. Muito bom mesmo. E altamente recomendado. Chama-se Meninamá.com. E é bárbaro em todos os sentidos.

Destaque especial para a atuação da atriz principal, a mesma que interpreta a Juno do filme homônino candidato ao Oscar. Maravilhosa! Seus trejeitos e expressões nos deixam grudados na frente da tela o tempo todo. E isso é reforçado pela forma de filmar que o diretor escolheu. No início do filme há apenas o primeiríssimo plano focado no rosto da garota, quase que o tempo todo e na medida que a trama se desenvolve o plano também se abre e vamos descobrindo quem é quem na confusa e bem enredrada trama. A príncipio me desagrada a tradução brasileira do nome do filme, porque ela entrega demais o jogo, na minha opinião. Mas é bom porque se não temos algumas surpresas, outras estão bem reservadas, desde o momento em que saímos da tela do computador até a magnífica cena final.

O filme dá inúmeras voltas e se em alguns momentos suamos e ficamos cansados como o fotógrafo logo em seguida pulamos da cadeira de susto e a adrenalina volta a correr solta. Eu não diria que o filme é de terror ou suspense, apesar de termos esses sentimentos ao longo do DVD, mas chega a ser uma tragicomédia ou uma comitragédia, com leves pitadas de pimenta e maniqueísmo clássico. Um primor. E levemente engraçado e até mesmo educativo.

As mulheres imediatamente se identificam com esta menina má, tão diferente da personagem de Mario Vargas Llosa. Que garota nunca se sentiu invadida ou molestada o suficiente para querer fazer o que a personagem pretende? Quem nunca teve vontade de arrebentar o pedreiro imbecil que fica gritando "Ô gatinha" do canteiro de obras? Imediatamente as mulheres dão risada e torcem pela menina má. A consideram uma justiceira. E os homens ficam com calafrios, especialmente por não desejarem de jeito nenhum estar no lugar do cara.

Assistam. Façam esse favor a si mesmos. Deixem os DVDs pipocões de lado por um dia. Vocês não vão se arrepender. O calafrio na espinha é garantido.

E agora outra dica!

Não deixem de ler a matéria "No mundo do chicotinho e das algemas", de Luíza Pastor, que saiu na revista Brasileiros da edição de fevereiro. É, simplesmente, muito boa. Não vou detalhar demais, pra não estragar a surpresa, mas a repórter visita o Clube Dominna, em Sampa e nos mostra um pedaço do mundo BDSM (Bondage, Dominação/submissão e Sadomasoquismo). Você ri, pensa e revê alguns conceitos. Matérias assim, que fazem a gente abrir a cabeça um pouquinho, deviam ser mais abundantes nas publicações. Infelizmente estão virando exceções. E essa matéria ainda vai render alguns panos pra manga, eu acredito.

Leia essa matéria e a matéria "O Anjo Pornográfico", da Rolling Stones brasileira de fevereiro e aí terá uma gama de coisas pra refletir e, quem sabe, até experimentar. Sou fascinada por personagens surpreendentes e essas duas matérias são um prato cheio. Coisa de jornalista, né? Um dia ainda encontro personagens inusitados assim e entrevisto. Ah, se não encontro! rsrsrs...

Trailler de Meninamá.com:

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Balada!

Gente, mas eu ando tão baladeira... ando ouvindo uns sons super diferentes do que estava acostumada. É meio lixo de danceteria, mas adoro! Escuto mais porque toca nas rádios o tempo todo e como não tenho MP3 estudo ouvindo rádio. São músicas, na sua maioria, pertencentes aos novos reis do Pop: Timbaland, Chris Brown, Puff Daddy, etc. Claro que tenho meus limites, não escuto tudo. Não suporto "Umbrella" de Rihanna, ainda mais depois que descobri que ela roubou parte de "Please don't stop the music" do Michael Jackson. Mas gosto de dançar ao som do remix de Wil.i.am com o Michael ou cantar junto com Puff e sua companheira de voz bonita a grudenta balada "Last Night". Não sei se isso é só uma fase ou se continuarei curtindo esses "lixos" comerciais daqui a uns anos, mas fato é que eles me lembram do início dos anos 90 quando eu cantava "Beautiful life" do Ace of Base e curtia outros sons sem guitarra ou letras muito inteligentes. Tem horas que a gente só tem vontade de se jogar na pista e ficar dançando a noite inteira. E essas músicas propiciam isso.

No meu computador tenho bandas "mais elaboradas" que curto ouvir em meus momentos mais reflexivos, mas não menos animados. Danço muito com o The Police, Gram, Cinco Rios, Interpol, Arctic Monkeys, New Order, Coldplay, Vanessa da Mata, Amy Winehouse, Brendan Benson, Beatles, Johnny Cash e Portishead. Então, como você vê, não curto só bandinhas de rádio. Também tenho bom gosto! :)

Aí embaixo postei três vídeos das musikitas lixo que mais ouço nas rádios. A primeira é "The way i are", do Timbaland. A segunda, Kanye West com o Daft Punk, em "Stronger" (que ganhou, inclusive, um Grammy) e a última é "Last Night", com Puff Daddy. Vejam se não dá vontade de se jogar ouvindo-as!





terça-feira, fevereiro 19, 2008

Criatividade é tu-do!

Dê boas risadas com esta obra-prima do improviso de um fã do Daft Punk.

A gente tem que tirar o chapéu pro cara!

Dica da Marimoon, do Scrap MTV.


segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Hoje são duas as sugestões de filmes:

1. Zodíaco
2. Diamante de Sangue

O primeiro, Zodíaco, conta a história de um serial killer muito maluco que matava as pessoas sem motivo algum. E as matava das formas mais trashes possíveis. Aí, de repente, ele desapareceu e parou de matar as pessoas. Muito estranho. Dá bastante o que pensar. E não é muito pesado, não. Apesar de denso, é bem leve. Pra quem não curte suspense ou terror, como eu, dá pra assistir sem medo. O diretor é o mesmo de "Seven" e "Clube da Luta".

Já Diamante de Sangue te faz desistir de querer um diamante pelo resto da sua vida. Você fica horrorizado com a violência e podridão que estão por detrás do comércio dessas pedras e o quanto muitas pessoas já morreram por causa delas. Eu, particulamente, gostei, apesar de ser bem forte. A África é um continente muito sofrido. A gente fica morrendo de dó e tristeza ao constatar a vida que essas pessoas levam. O diretor é o mesmo de "O Último Samurai".

Confiram: