quinta-feira, abril 09, 2009

Dia do Jornalista (tardio)

Alguns leitores, sabendo que dia 7 de abril foi Dia do Jornalista, devem ter estranhado eu não ter comentado nada.

Bem, preferi falar da Feira, que, afinal, era mais "interessante" para os leitores, já que a maioria de vocês não é profissional de imprensa como eu.

Queria declarar aqui que, às vésperas de termos uma ação julgada na Justiça sobre a Lei de Imprensa e com a discussão da obrigatoriedade do Diploma, sinto que vivemos um momento decisivo no Jornalismo.

Ou nos adaptamos ou morreremos. Precisamos aprender a usar a web a nosso favor, superar os desafios cotidianos de carga horária pesada e infraestrutura, além de cuidarmos para que os futuros profissionais tenham não só diploma, mas competência.

No futuro, espero que a Lei de Imprensa seja um instrumento melhor e que funcione para resguardar o profissional contra a recorrente exploração que sofre. Também espero que eles tenham superado a estúpida discussão do diploma. Afinal, se não é todo mundo que constrói prédios ou faz cirurgias, porque qualquer um pode escrever notícias? Tá achando que é mole? Experimenta...

Mas, apesar de tudo, parabéns para todos os profissionais de imprensa! Sobrevivemos a todas as dificuldades. E continuamos.

Nenhum comentário: